Dicas para quem vai viajar para NY

Olá a todos,

Como prometido no último post, venho-vos contar como podem organizar a vossa viagem a NY e quais as dicas que vos dou para quem não quiser gastar muito e aproveitar ao máximo:


Tirar o passaporte
Se já estão a planear ir aos Estados Unidos saibam que para fazer reservas de voou (em agências de viagens) já tem de ter número de passaporte, caso contrário não vos deixam reservar a viagem. Aconteceu connosco, na Geostar (foi onde compramos os voos) e não conseguiam terminar a reserva sem os mesmos. 
Para tirarem o passaporte podem dirigir-se a um balcão IRN, Lojas de Cidadão, numa delegação do SEF ou num balcão do SEF dos aeroportos.  
Tem o preço de 65€ ( o normal) e costuma estar pronto em uma semana (7 dias), depois é só irem levantar e está tudo pronto.


Tirar o visto para entrada nos EUA 
 É necessário pedir um visto para entrar nos EUA, por favor não viagem sem isto, ainda correm o risco de vir de malas aviadas. 
Podem pedir online aqui e tem o custo de 20$ cada um e é válido por 3 anos.Têm que responder a uma série de perguntas, nomeadamente em que hotel é que vão ficar (se vão ficar em casa de amigos tem de colocar lá os contactos deles bem como a morada deles).
Levem mais de uma cópia dos visto, pois logo no aeroporto vocês vão ser inspeccionados, vão ver os vossos vistos, vão recolher as vossas impressões digitais e uma série de coisas. 

Viagem para um aeroporto mais económico
Sei que viajar para o aer oporto JFK é muito mais conveniente, temos o metro à porta e tudo. Contudo, com tantas conveniencias era de esperar que tivessemos de pagar mais.
O meu conselho é viajarem para o aeroporto de Newark. A diferença no bilhete de avião são os 400€, que chegam perfeitamente para pagarem o bilhete de comboio até Manhattan. 
O aeroporto é muito completo, tem estação de comboio (o preço do bilhete até Manhattan são 12$ por pessoa) e a viagem é de sensivelmente 40 minutos.

Não tirem fotos assim que chegarem ao aeroporto de NY nem andem com o telefone na mão
A primeira coisa que vocês vêm quando saem do avião e começam a entrar no aeroporto é uma mensagem do género " NO CELL PHONE!!", " RESPECT THE LAW, DONT'T USE CELL PHONE!".
Digo-vos, eles levam estes avisos muito a sério.
Vi pessoas que vinham todas lampeiras a gravar Snaps que foram logo barradas por uma polícia. Quase que lhes tirava o telefone das mãos e o deitava no caixote do lixo.
Por isso, guardem o telefone na carteira, não pensem sequer em tirar para fora e aguardem até sair da zona de controlo de vistos e passaportes para tirarem as fotos e fazerem snaps.
  

Escolher um hotel no centro com Pequeno Almoço incluído
Como vos tinha mencionado, ter ficado num hotel sem pequeno almoço incluído foi um grande erro da nossa parte.Esta é uma refeição cara em NY e o pequeno almoço é sem dúvida uma mais valia.
Outra coisa a ter em consideração é a localização do hotel. Ter um hotel nos arredores da cidade pode ficar muito em conta na hora da reserva mas depois vocês vão ter outros problemas e outros gastos, como os meios de transporte para se deslocarem.
A verdade é que nós consideramos ficar em Brooklin. Ok, tudo muito bonito, atravessamos a ponta todos os dias e estamos safos. Nada disso! A distância a pé é enorme, faz muito vento em cima da ponte, se forem no inverno/ outono vão se ver gregos para a atravessar, se quiserem ir de transportes públicos vão pagar um balúrdio por isso.
No fim das contas, o barato vai sair caro. 
Com um hotel no centro é garantido que vão conseguir andar de um lado para o outro mais facilmente, mesmo à noite, caso de precisem de algo, sabem que perto do hotel vão poder encontrar o que querem.
O meu conselho é procurarem pacotes nas agências, ou se quiserem ir por vossa conta, pesquisar bem no Booking o que há para oferecer.

Este foi o nosso hotel:

Wyndham New Yorker Hotel
481 Eighth Avenue, Midtown West, NY 10001
Podem ver as reviews no Booking sobre ele 

Imagem retirada do google

Imagem retirada do Google

 
Imagem retirada do Google
 

 Andem a pé
Ao andarem a pé de um lado para outro vão usufruir de muitas vantagens. Primeiro não precisam de pagar bilhetes de metro, depois vêem tudo muito melhor e descobrem coisas novas, que se andassem de metro não iam ver e por fim tonificam o corpo que é sempre bom :)

Aproveitar todas as atracções que são grátis
Há imensas atracções que são grátis que podem tirar o maior proveito e gastar o menos possível.
Deixo alguns exemplos:

1.  Assistir a um espetáculo no Times Square todas as noites, por volta da meia noite
2. Ver a Estátua da Liberdade usando o Ferry que vai para Staten Island (que já vos contei mais sobre isto num dos posts anteriores)
3. World Trade Center Memorial - É grátis às Terças Feiras das 17h às 20h, mas precisam de reservar a vossa entrada no site 911memoriam.org.
4. Visitar a New York Public Library. Não pagam nada para lá entrar e podem entrar em todas as salas e ainda usar os computadores.
5. Jardim Botânico de Brooklyn. É grátis ás terças feiras e aos sábados das 10h ás 12h, de novembro a fevereiro é gratuito todos os dias.
6. Museum of Modern Art (MoMA). Grátis à sexta feira das 16h às 20:30h
7. The Whitney Museum of American ArtGrátis aos Sábado das 17:30 as 19:45
8. National Museum of American Indian - Todos os dias gratuito a qualquer hora. (já falei sobre ele aqui no blog)

 Comer streetfood
 Não há nada melhor que comer uma bela refeição saborosa e gastar pouco. 
Felizmente, existem várias opções espalhadas por NY. As barraquinhas são boas para quem quer petiscar um cachorro, uma sande, ou até para comer um bagel (pão salgado), quem não quiser parar numa barraquinha é só aproveitar as fatias de pizza a 1$ e tantas outras ofertas :)

Saibam de ante mão qual a quantidade de açúcar que querem no café
Sim, parece parvo eu sei, mas eles são muito diferentes de nós nesse aspecto.
Pensava eu que ia apanhar pacotes de açúcar, mas nada disso (alguns sitios até tem disso) e afinal o que ouvi foi "quanto açúcar é para pôr no café?", eu, comum mortal, como nunca tinha ouvido falar de semelhante coisa ainda questionei com ar de parva "Como assim? É um pacote...", ao que oiço "Não me diga que não sabe qual a quantidade de açúcar que põe no seu café??? Pode ser 3?", só pensava comigo "mas 3 o quê?? Pacotes de açúcar? Gramas? Colheres? Potes??" no entanto lá lhe respondi que sim, que podia ser e quando veio o café percebi que tinha açúcar na medida certa, por isso já sabem, digam que querem 3! Seja lá qual for a unidade de medida que eles usem!   

Por fim, mas não menos importante, viagem prevenidos
No que diz respeito a:
1. Viagem sempre com um cartão de crédito válido, verifiquem antes de sair se está tudo a funcionar bem, se eles não validarem o cartão não vos deixam ficar no hotel
2. Levem pouco dinheiro na carteira (dinheiro trocado) e levantem conforme forem precisando e no caso de levarem, procurem espalhar o dinheiro entre a mala de viagem, o cofre do hotel (enquanto lá estão) e coloquem também dinheiro com vocês.
3. Levem guarda chuva. É uma cidade com tempo instável e de um momento para o outro chove. Assim que chove é quem mais vê paquistaneses a venderem guarda chuva por 5$ e não há necessidade de dar 5$ por algo que secalhar só vão usar por 1 dias;
4. Roupa confortável sempre. Mais do que roupa, o calçado é ainda mais importante. Não levem sapatos que nunca foram usados, levem algo com o qual já se sintam bem e sabem que não vai magoar.
5. Levar uma mala pequena de tiracolo é o ideal para andar a passear. Evita que sejam roubados no meio da confusão e liberta aos mãos para poderem tirar fotos e explorar;
6. Comprem lembranças nos quarteirões mais afastados do centro, são muito mais baratas e conseguem comprar várias;
7. Aproveitar ao máximo a estadia e passear até já não se aguentar mais os pés :)


Espero muito que tenham gostados destas dicas, quem me dera ter sabido algumas coisas antes de ter ido :)

Se souberem mais dicas interessantes deixem nos comentários

Um beijo
   

You Might Also Like

0 comentários