Como preparar uma mala para uma Road Trip de 9 dias

Olá a todos,


Dentro de dias irei embarcar numa viagem de 9 dias de carro com o maridão e os sogros até Itália.
Andava eu aqui à volta com as malas e tudo mais quando me lembrei que seria interessante contar as minhas dicas para a preparação da mala.

Vão ser 9 dias a explorar (muitos deles vão ser passados dentro do carro no trajetório para as cidades), um único carro e 4 pessoas a bordo.
A bagageira do nosso carro não é muito grande, por isso na hora de preparar a mala há que ter em consideração isso e levar apenas o estritamente necessário.

Antigamente, quando viajava, levava sempre a casa atrás. Só de camisolas era uma 10 (e muitas das vezes só ia de viagem 3 dias, mas na minha ideia tinha de ter opções como em casa)! Hoje em dia, as coisas mudaram, também porque felizmente com as viagens que temos feito tenho aprendido cada vez mais e hoje consigo preparar uma mala cada vez mais reduzida e pratica, sem que me falte nada.

1ª Dica - Entendam quantas noites vão ficar no hotel 
 A viagem pode ser de 9 dias, mas se vocês apenas vão ficar 4 noites em hoteis, então não precisam de levar 9 mudas de roupa, levem 4 mudas e uma parte de cima a mais, para o caso de se sujarem ou de o tempo mudar. Só aí já vão conseguir diminuir a quantidade de coisas a levar e simplificar muito mais.

2ª Dica - Vejam a previsão da meteorologia para o sítio onde vão
O ideal é verificarem sempre nos 3 dias anteriores à viagem, pois desta forma torna-se mais real qual o estado do tempo que vão ter para esses dias. Mediante a previsão, coloquem na mala a roupa que melhor se adequa.

3ª Dica - Reduzir o tamanho da mala ajuda a reduzir a quantidade de coisas a levar 
 Levar uma mala grande pode ser muito bom pois conseguimos levar muita coisa, mas pode não ser assim tão bom quanto pensamos. Quanto maior for a mala mais tendência vamos ter a colocar mais tralha que não necessitamos e quanto mais pequena foi mais vamos reduzir ao essencial.
O meu truque é sempre que posso, levar uma única mala para mim e para o meu marido, assim sei que só posso utilizar esse espaço e consigo reduzir.

As nossas malas são o tamanho de cabine para companhias aéreas low cost e são rijas (para viagens de avião são uma mais valia pois são mais resistentes). Temos 2 iguais, mas para esta viagem apenas vamos usar 1, a outra foi emprestada aos meus sogros.


4ª Dica - Aproveitar ao máximo o espaço da mala
 


Nesta viagem tentei ser bastante metódica e pensar em todos os pormenores.
Do lado direito da mala coloco a roupa. Tem tanto roupa do meu marido como minha, incluindo calça, pijamas e camisolas.
Do lado esquerdo coloquei pequenas coisas, como as bolsas com os óculos, maquilhagem e também os saquinhos com a roupa interior. 
Estes sacos acabam por ser muito práticos na hora da viagem. O que eu faço é colocar um azul para a roupa interior do meu marido e um saco rosa para a minha, desta forma, mesmo que tenhamos de abrir a mala a roupa interior não fica à vista.
Conseguem arranjar destes saquinhos nas euro lojas por 1€ e dão muito jeito para viagens. (Também podem comprar extras para colocar os sapatos).

5ª Dica -  Escolham peças de roupa facilmente combináveis
Tentem levar roupa que combine facilmente entre si, de preferência dentro do mesmo jogo de cores, ou cores que combinem facilmente. 
Nesta viagem escolhi o rosa como cor predominante, e para facilitar, escolhi roupa nesse tom, que facilmente pode ser combinada sem qualquer problema.
Deixem as estampas para usar no dia-a-dia e invistam em coisas práticas. Nas calças de ganga eu escolhi modelos simples, mas que dão bem com tudo. 

 
 Pelo sim pelo não, e como vi que ia chover em 2 ou 3 dias, vou levar um casaco que sei que vai dar bem com tudo. Preto, simples, sem grandes complicações.
O lenço faz sempre muito jeito. Pode-vos servir num dia de vento para tapar o pescoço, como pode ser usado para cobrir os ombros se em algum momento esfriar.



6ª Dica - Maquilhagem, apenas a essencial
Há quem seja da opinião de que numa viagem destas a maquilhagem nem vale a pena. Eu sou completamente contra. 
Como o nosso roteiro inclui andar a visitar cidades magnificas (como Roma, Veneza, Florença, Bolonha, Milão) isso significa que vou querer andar bem arranjada também, para além de que, uma maquilhagem bonita é meio caminho andado para que a selfie saia bem :)
Na hora de separar tudo, separei apenas o que para mim é essencial e desta forma consegui reduzir muito.


  
Para mim é indispensável ter uma base, um corretor, um pó para matificar, um bronzer e um iluminador. Máscara de pestanas e algumas sombras também são essenciais. 
Para simplificar procurei levar produtos que fossem multi funções, como o caso da pequena paleta da Sephora em tons terra que levo.
É um blush mas que tem um tom pérola muito bonito para ser usado como iluminador de rosto e as outras cores escuras podem ser usadas como sombra, assim consigo com apenas um produto ter várias funções.
Quanto a pincéis, apenas o que preciso para fazer uma maquilhagem básica.


 7º Dica - Usem a mesma técnica para preparar o necessaire
Também pode ser uma dor de cabeça preparar um necessaire, mas se usarmos a mesma técnica que em cima (ou seja, só levar o estritamente necessário) vamos conseguir reduzir.
Deixem os 1500 cremes de rosto em casa, o esfoliante também não deve ser necessário por uma semana, os óleos também podem esperar, etc. Se nestas coisas reduzirem já vão conseguir viajar mais leves.
Levar os produtos em embalagens mais pequenas também ajuda, na verdade, vocês não vão utilizar 250ml de shampô em 5/6 banhos, por isso não vale a pena levar uma embalagem grande :)


São pequenos truques que vão ajudar às nossas férias serem mais tranquilas, só o facto de termos de carregar pouca coisa para o quarto de hotel já é uma mais valia, fora o peso no carro que é diminuído.

Espero que tenham aprendido com as minhas dicas, só fui adquirindo estes conhecimentos à medida que fui fazendo malas. Aprendemos muito com as experiencias :)

Este deve ser provavelmente o meu último post antes das férias, mas prometo que quando voltar publico as fotos da viagem.

Um beijo

  
 

You Might Also Like

0 comentários