Travel Guide: Road Trip por Itália - Veneza

Olá a todos,

Hoje trago-vos a segunda parte da minha road trip por Itália.

Veneza foi a cidade que se seguiu a Milão. Deixamos Milão por volta da meia noite e fizemo-nos à estrada até Veneza. Como fazemos sempre os trajectos por estradas nacionais posso dizer que demoramos cerca de 5h até lá chegar.

Para quem vai de carro o ideal é deixar o carro estacionado na parte nova da cidade e apanhar um autocarro ou o comboio, mas quem quiser também pode estacionar o carro nos parques pagos que tem logo à entrada da Veneza antiga.

Ano passado estacionamos no parque Venezia Tronchetto Parking.
Como gostamos do serviço este ano voltamos a estacionar no mesmo. É dos parques mais longe da entrada da Veneza antiga mas também o mais económico. Todos os lugares são cobertos e por 24h pagam apenas 21€ (a partir do momento em que ficam lá mais de 5h já passam a pagar o bilhete como de fosse para 24h, por isso mais vale aproveitar bem o dia e tirar partido dos 21€).

Assim que chegamos a Veneza fomos logos diretos para o parque para descansar um bocadinho e assim que sol nasceu saímos logo para tomar o pequeno almoço.

A verdade é que vocês não podem esperar muito glamour numa road trip. Ficar uma noite sem ir à cama faz parte da experiência da viagem. O mais cansativo é sempre para o condutor, mas como o meu marido adora conduzir para ele estas viagens são sonhos realizados, nós os 3 ainda dormitamos durante a viagem mas nada de especial, também só com a ansiedade que todos vínhamos para conhecer (ou rever) Veneza já era de esperar que mal dormíssemos.

Foi pena não termos sido recebidos com muito bom tempo. Choveu um pouco mas nada de extraordinário, depois lá parou a chuva mas manteve-se o tempo cinzento até pelo menos às 13h.
Não gosto do tempo cinzento porque as fotos não ficam tão bonitas, no entanto dão um ar mais misterioso à cidade.

Acho que deu para entender como Veneza é uma cidade linda e muito misteriosa.
As ruelas são todas muito estreitas, algumas metem mesmo medo, mas quase que vos posso garantir de que vão estar seguros em todas elas. As ruas mais escondidas tem todas câmaras de vigilancia por isso estão a ser observadas por alguém, além que que passam sempre imensos turistas, mesmo pelas ruelas que vos possam parecer becos.

O ideal para não se perderem por entre ruas e mais ruas é mesmo colocarem uma aplicação com os mapas em offline no telemóvel de Veneza pois só assim é que vocês não se perdem por entre tantas ruas.

Outro conselho que vos dou é começarem a ver Veneza bem cedo. Vão evitar muita confusão e assim conseguir ver tudo com mais calma. Se esperam entrar em lojas é que já não vão ter muita sorte, as lojas só abrem por volta das 09:00/10:00h mas os cafés estão aberto desde bem cedo, por isso podem sempre parar para comer alguma coisa :)

Eu adoro esta cidade. Acho que é das cidades mais bonitas do mundo. A mais mágica, a mais misteriosa e também a mais diferente de todas.

E pontos turisticos a visitar? A Praça de São Marco, que fica mesmo no centro da cidade é o ponto mais importante. O giro giro é partir à descoberta e encontrar coisas giras em cada virar da esquina.

Se forem com um budget mais extenso recomendo que dêem um passeio de gondola. Não vão logo atrás do primeiro gondoleiro que vos aparecer, muitos deles cobram 90€ por uma volta (que são cerca de 30min) e há outros que cobram 50€, vejam bem a difereça! Por norma nos sítios que tem mais turistas eles cobram-se mais, mas se forem mais para o centro da cidade encontram preços mais amigos da carteira e conseguem viver a experiencia de andar numa gôndola.

Se não forem andar de gôndola, pelo menos deliciem-se a vê-las passar e a tirar fotos, que pelo menos ainda não paga imposto :)

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da minha experiência em Veneza, num próximo post fala-vos sobre Bolonha, que foi a cidade que visitamos no dia seguinte :)